Durante pronunciamento em cadeia de rádio e TV, na noite deste domingo (7), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o momento é de ‘intensificar a vacinação’ contra a Covid-19. A declaração foi feita após a Organização Mundial de Súde (OMS) anunciar o fim da emergência sanitária em relação à doença. Com o anúncio, já não há o grau máximo de alerta para coordenar ações emergenciais contra a doença.
Mas, Nísia lembrou que o status de pandemia permanece, porque a Covid está disseminada globalmente. “Um alerta: É hora de intensificar a vacinação, pois as hospitalizações e óbitos pela COVID-19 ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas”, disse.
E acrescentou: “Por esta razão, o Ministério da Saúde, ao lado de estados e municípios, realiza desde fevereiro um movimento nacional pela vacinação de reforço para Covid- 19. Esta é a forma mais eficaz e segura de proteger nossa população. Precisamos estar unidos pela saúde, em defesa da vida”.
No pronunciamento, a ministra parabenizou os profissionais de saúde pelo trabalho desenvolvido durante os momentos críticos da pandemia, reforçou a importância do SUS no combate à Covid-19 e do seu fortalecimento, além de criticar o negacionismo e reafirmar a confiança que deve-se ter na ciência.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments