A Copa do Mundo no Catar está animando o varejo baiano. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a expectativa de R$ 1,48 bilhão em vendas no Brasil relacionadas diretamente à competição que será realizada entre novembro e dezembro.
Desse montante, R$ 49,30 milhões estariam relacionados ao varejo baiano, o maior faturamento previsto entre os estados do Nordeste. Nacionalmente, o percentual é de 7,9% acima do volume registrado na Copa de 2018, na Rússia, e movimentou R$ 1,37 bilhão. A maior projeção de vendas está no ramo de móveis e eletrodomésticos, registrando R$ 535,5 milhões, seguido dos eletroeletrônicos e artigos pessoais, com R$ 332,6 milhões.
“A Copa do Mundo vem depois de um período de pandemia que trouxe reflexos profundos ao varejo, que está retomando os volumes de venda e, nesse sentido, esse crescimento deve ser comemorado”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Ainda em setembro, houve aumento de 6,7% na pesquisa por smart TVs em lojas on-line, em comparação com agosto. Antes do campeonato de 2014, realizado no Brasil, as buscas foram 6,3% maiores e, em 2018, cresceram 5,3%. “A busca na internet costuma acelerar três meses antes do Mundial e, neste ano, como o campeonato será realizado a menos de uma semana da Black Friday, as compras devem ocorrer mais perto do próprio evento”, avalia o economista da CNC, Fabio Bentes.
Segundo Bentes, o varejo está investindo na Copa do Mundo, e este é um fenômeno típico desse tipo de momento. Os três estados que devem apresentar o maior volume de vendas estão na Região Sudeste: São Paulo, com estimativa de R$ 516,7 milhões, Minas Gerais, com volume previsto de R$ 141,2 milhões, e Rio de Janeiro, onde devem ser movimentados R$ 139,8 milhões.
com informações do Bahia de Valor
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