DestaquesPolítica

Na Holanda, Jerônimo Rodrigues mostra potencial energético da Bahia

0
imagem: Eudes Benício / GovBA

No maior evento do mundo sobre hidrogênio verde, que se realiza em Roterdã, na Holanda, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) levou o potencial energético da Bahia ao World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition. Os governadores do Consórcio Nordeste se reuniram em uma série de encontros e apresentações com iniciativas europeias ligadas à produção da fonte de energia limpa que atrai atenção de todo o mundo.

O potencial nordestino se revela na forte expansão de seus estados na produção de energias de fonte renovável, como eólica e solar, fundamentais para a cadeia de produção do hidrogênio verde. A Bahia, por exemplo, produz, em média, 30% de toda a energia eólica e 20% de toda a energia solar geradas no Brasil. A matriz elétrica do estado é mais de 90% renovável, considerando a capacidade instalada.

“Nós viemos aqui com os governadores do Nordeste, é uma missão nordestina. Isso é importante porque nos une. Cada qual que tem o seu potencial de produção de energia solar, energia eólica. Cada um está fazendo o seu papel, mas, em bloco, temos potencial de convidar esses empresários para investir, gerar emprego, gerar renda. E esses contatos, de fato, aconteceram. Os empresários sabem o tamanho que a Bahia tem. Nós já somos líder na produção de energia eólica. Estamos próximos de superar Minas Gerais e ser o maior produtor de energia solar. E, agora, o hidrogênio verde, que é a energia que deverá modificar a matriz energética do futuro”, afirmou.

Liderando a comitiva, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), destacou o papel da região no caminho para novas alternativas de geração de energia no país. “O Nordeste ocupa posição de liderança no Brasil, nesse contexto da transição energética. Esta é uma agenda da nossa região que também está conectada com o governo brasileiro e com o plano de descarbonização da nossa economia”, enfatizou.

com informações do governo estadual

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna apreende 200 quilos alimentos impróprios para o consumo

Previous article

Melhorias visam beneficiar moradores do Residencial Vilela em Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *