Com protocolo reservado a chefes de Estado, o ex-presidente Lula (PT) foi recebido, nesta quarta (17), pelo presidente da França, Emmanuel Macron. O encontro aconteceu na residência oficial do chefe de Estado francês, o Palácio do Eliseu, em Paris.
É mais um ponto importante do giro que o petista faz pela Europa, diante de um cenário em que as relações entre Brasil e França estão abaladas desde o início do governo Bolsonaro. Em 2019, o presidente cancelou, de última hora, encontro com o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, que realizava uma visita ao Brasil. No mesmo ano, depois de Macron falar em internacionalização da Amazônia, Bolsonaro atacou a aparência da esposa do chefe de Estado francês, Brigitte Macron, e aprofundou a crise diplomática entre as duas nações.
Antes, Lula visitou o Parlamento Europeu, sendo aplaudido de pé. O ex-presidente também reuniu-se com Olaf Scholz, futuro chanceler alemão que deverá suceder Angela Merkel. Além da França, o ex-presidente também tem encontros com lideranças políticas na Espanha.
Na viagem, as pautas defendidas por Lula nas visitas é a preservação do meio ambiente e a escalada da pobreza no Brasil. Além disso, o petista tem destacada a defesa da democracia e políticas de desenvolvimento econômico com inclusão social.
Com informações do Bahia Notícias e Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments