DestaquesGeral

Na França, governo da Bahia estabelece parcerias em programas ambientais

0
Comitiva baiana na França

Uma missão internacional do Governo da Bahia na França, entre os dias 23 e 26 de junho, apresentou as realizações e potencialidades dos programas Bahia +Verde e Bahia Sem Fogo. O secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Mendonça, participou de encontros com o Ministério da Transição Ecológica e Coesão Territorial da França e o Escritório Nacional de Florestas (ONF). No centro das conversas, parcerias para impulsionar as ações da Bahia voltadas à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a prevenção aos incêndios florestais em áreas protegidas e Unidades de Conservação.

“A cooperação com as instituições francesas representa uma oportunidade única para atrair investimentos e fortalecer, ainda mais, os programas capitaneados pela Sema, colocando a Bahia como um pólo estratégico no cenário internacional quando se trata de conservação dos biomas, reflorestamento, sequestro de carbono e o desenvolvimento de uma economia sustentável. O Governo do Estado tem promovido iniciativas robustas e inovadoras que visam a proteção dos recursos naturais e a sustentabilidade a longo prazo, a exemplo do Bahia +Verde, que em pouco mais de uma ano de seu lançamento já apresenta resultados significativos, que estão beneficiando o meio ambiente e a vida dos baianos”, destacou Martins.

O secretário apresentou um ambicioso projeto que visa a criação da primeira Floresta Estadual da Bahia, uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, de posse e domínio públicos, com enfoque no uso múltiplo sustentável dos recursos florestais. A proposta está inserida no leque de atuação da ONF.

A cooperação internacional é fruto de um trabalho entre a Embaixada, o Consulado Geral da França em Recife e o Consórcio Nordeste, no âmbito da Câmara Temática de Meio Ambiente, coordenada pela Bahia. A busca é pela estruturação de projetos que atraiam investimentos para as Unidades de Conservação da região Nordeste e promover a integração da agricultura familiar local na economia do turismo sustentável.

com informações da Sema

Compartilhe no WhatsApp

Câmara de Itabuna torna terreiros patrimônios culturais e imateriais

Previous article

Itabuna monta espaço kids para acolhimento durante o Ita Pedro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *