Enquanto aguarda novos jogos do Brasileirão, a Arena Fonte Nova, em Salvador, recebe a 11ª Conferência Estadual de Saúde, que começo nesta segunda (5) e termina nesta quarta (7). E um timaço entrou em campo para defender o SUS. Cerca de 2.320 pessoas, eleitas delegadas nos 417 municípios baianos, participam do evento que tem o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
A Conferência é dirigida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e teve, na abertura, a presença de lideranças sociais; vereadores; deputados federais, como Alice Portugal e Jorge Solla; e deputados estaduais, como Fabíola Mansur.
“O evento é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). A Conferência é um espaço democrático de construção das políticas de saúde, onde o povo manifesta, orienta e propõe os rumos do setor. É um local de diálogo entre o poder público e a sociedade, a fim de fortalecer o SUS”, disse a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Trabalhando na relatoria da Conferência, a presidenta do Sindsaúde e secretária de Imprensa da CTB Bahia, Ivanilda Brito destacou a importância de vários segmentos debaterem a saúde da população, levantar os problemas e apresentar soluções. É o momento, também, de avaliarmos as ações e serviços executados pelo Estado e pelos municípios”, destacou.
EIXOS TEMÁTICOS
A 11ª Conferência Estadual de Saúde debate quatro eixos temáticos: A Bahia que temos. A Bahia que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes.
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments