A RegiãoDestaques

Na Copa do Mundo, Cacau de Ilhéus disputa título de melhor do planeta

0

Produtor de cacau de Ilhéus, Luciano Ramos de Lima é um dos três brasileiros que disputam o Cacao of Excellence, o Oscar do chocolate, em Amsterdã, no dia 8 de fevereiro. Ele vai disputar o título de melhor cacau do mundo com concorrentes de fora do País e daqui, como Miriam Aparecida Federrici e Robson Brogni, do Pará.

As chances são grandes, pois sua amêndoa já foi reconhecida como a segunda melhor do Brasil, na 4ª edição do Concurso Nacional de Qualidade de Cacau, em 2022. Luciano Ramos é o único representante da Bahia, sinônimo de cacau no Brasil. Ele é dono da Fazenda São Sebastião, seguindo os padrões de excelência que fazem de Ilhéus um polo de produção de cacau de alta qualidade.

“Estou muito feliz em participar da competição Cacao of Excellence, pois é o reconhecimento de todo o meu trabalho e dedicação ao cacau. É uma honra representar a Bahia e Ilhéus, a cidade que me ensinou a amar o fruto de ouro. Espero trazer o título de melhor cacau do mundo para o Brasil, e mostrar ao mundo a qualidade e a paixão do nosso fruto”, destaca.

CONCURSO E PLANO

O Cacau de Excelência é um prêmio internacional que reconhece os produtores de cacau de alta qualidade. As amostras são processadas em licor e em chocolate amargo, seguindo uma receita padrão, e analisadas sensorialmente às cegas. As 50 melhores amostras são selecionadas para a final.

Os cacauicultores brasileiros contam com o apoio do Plano Inova Cacau 2030, lançado em dezembro de 2023. Trata-se de uma estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da CocoaAction Brasil, iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF), com articulação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri). O Plano traça metas estratégicas para aumentar a eficiência produtiva da cacauicultura brasileira e a renda dos produtores.

com informações da Seagri

Compartilhe no WhatsApp

PF diz que Carlos Bolsonaro usava assessores para ter informações da Abin

Previous article

Hospital Costa das Baleias é vistoriado pela secretária da Saúde

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *