Em mais uma agenda na China, nesta quarta (5), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi à cidade de Xian para mais uma reunião sobre a Ponte Salvador-Itaparica. O chefe do Executivo esteve na CR20, acionista que detém 50% da Concessionária, e conversou com o presidente da empresa, Lei Weibing, e outros executivos, sobre o cronograma da obra e sua importância para o desenvolvimento da Bahia.
“Esses são dois serviços básicos, a sondagem e a dragagem. E viemos mostrar que já é possível adiantar, para que a Bahia possa ver a obra da ponte andando”, explicou Jerônimo, ressaltando que o projeto deverá fazer parte da agenda do presidente Lula com o presidente da China, Xi Jinping, em abril.
Também foi tema da reunião as operações de crédito garantidas pelo Banco do Nordeste, BNDES e o Eximbank China, além de meios de superar os desafios impostos pela pandemia e pela guerra da Ucrânia que contribuíram para o aumento dos insumos necessários à obra, causando um desequilíbrio econômico-financeiro do projeto.
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica criará um novo vetor de desenvolvimento na Bahia, beneficiando 10 milhões de habitantes em cerca de 250 municípios. Será a maior ponte da América Latina, com 12.4 km, e no pico da obra, serão gerados cerca de sete mil empregos. Serão implantados mais de 50 programas, englobando temas ambientais, socioculturais, uso e ocupação do solo, habitação, infraestrutura urbana e educação.
com informações e foto do governo
Compartilhe no WhatsApp
Comments