A RegiãoDestaques

Na Câmara de Ilhéus, empresário de ônibus diz que sistema pode parar

0

Durante reunião da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana da Câmara de Ilhéus para discutir o problema do transporte público da cidade, os representantes da Viametro, Carlos Alberto, e da São Miguel, Josemir Dias, fizeram apelos aos poderes públicos. Os empresários rebateram as críticas e enfatizaram a dificuldade financeira que as empresas enfrentam.

“Os clandestinos da cidade atrapalham o faturamento. Itabuna roda com 40 ônibus, menos de 50% comparado a Ilhéus e recebe mais de um milhão de subsídios. A última folha de pagamento vencida há poucos dias só foi capaz de pagar os salários de alguns motoristas e o sistema hoje está fadado a parar”, alertou Josemir Dias, representante da São Miguel. Falando pela Viametro, Carlos Alberto corroborou a fala da outra empresa, expondo a alta do diesel que “passou de 3.20 para 6.71 e estamos operando com a mesma tarifa desde 2019”.

A reunião aconteceu no dia 9 de março, conduzida pelo vereador Jerbson Moraes (PSD), que lembrou das audiências públicas realizadas em 2021. “Recai sobre nós, vereadores, a responsabilidade do serviço defasado das empresas de ônibus da cidade, porque aqui é a casa do povo, local onde as pessoas reclamam suas dores”, ponderou.

O presidente da Comissão, vereador Augustão (PT), afirmou que a pandemia da Covid 19 não é mais justificativa para o transporte estar nessa situação. “A população já está vacinada e as aulas presenciais já retornaram. A precariedade dos ônibus de Ilhéus afeta outras áreas, como o turismo, inclusive aos finais de semanas e feriados”, disse.

QUESTIONAMENTOS

Vários vereadores falaram na reunião, abordando questões como o não retorno do funcionamento de 100% das frotas, a pandemia agravando a defasagem do transporte público, diversos requerimentos para a melhoria desse serviço aprovados pela Câmara.

Outros setores e pessoas estiveram presentes na reunião: coronel Serpa (SUTRAN); Osman Nogueira (Presidente da APPI e do Conselho Municipal de Educação); Dinorá Leão e o Sub. Tenente Cláudio Duarte (Colégio da Polícia Militar-CPM); Peolla Paula Stein (Profª Especialista em Mobilidade Urbana); Alan Frisso (Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís); Valério Bonfim, Jailton Almeida e Gilson Pedra (SINDATRAN); Paula Andrade (Estudante, servidora do SAMU e usuária do transporte público).

com informações da Câmara Municipal

Compartilhe no WhatsApp

No “pós-racha”, prefeitos do PP encontram Rui e declaram apoio a Jerônimo

Previous article

Após “efeito PP”, ACM Neto remarca agenda para anunciar chapa

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *