Desde domingo na Bélgica, o presidente Lula (PT) participa, nesta segunda (17) e terça (18), da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. O encontro reúne 60 países.
Na agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente participa de um fórum empresarial com representantes dos dois continentes pela manhã e da sessão de abertura da cúpula à tarde. Lula também terá sete reuniões bilaterais, além de um encontro previsto com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Segundo o governo brasileiro, a cúpula pode dar “impulso” às relações bilaterais entre os países. O Brasil havia deixado a Celac durante o governo Bolsonaro e o retorno ao grupo ocorreu após a posse de Lula.
A cúpula vai debater temas como mudança do clima e transição justa e sustentável; transição digital inclusiva e justa; segurança cidadã e combate ao crime transnacional; comércio e desenvolvimento sustentável; e recuperação global pós-pandemia da Covid-19.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments