A fábrica ainda não está fabricando carros, mas, outras operações da BYD em Camaçari estão funcionando. A área de inovação, por exemploc, está desenvolvendo uma tecnologia que mistura os motores híbridos com a tecnologia flex, à base de etanol. Chamada de “híbrido plug-in flex fuel”, o objetivo é que a adaptação não funcione apenas nos carros fabricados para o mercado brasileiro, mas seja exportada para o mundo inteiro, internacionalizando o etanol do Brasil.
“A BYD é a maior empresa de carros eletrificados do mundo. Ou seja: temos condições de dar para essa riqueza brasileira, que é o etanol, uma penetração no mercado de eletrificados de todo o planeta. Podemos implementar em modelos como o Song Pro, gerando economia, eficiência e inteligência financeira para aqueles que compram os nossos carros”, disse Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da montadora, ao portal A Tarde.
“VALE DO SILÍCIO BAIANO”
Além disso, a BYD promete colocar recursos financeiros para transformar a região em uma espécie de “Vale do Silício baiano”. É uma referência ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), que abriga muitas start-ups e empresas globais de tecnologia, como Apple, Facebook e Google.
Sendo o maior investimento fora da China, a planta de Camaçari já tem indicação de ampliação. A BYD pretende investir R$ 1 bilhão a mais. A previsão era da construção de um complexo em uma área de 330 mil metros quadrados, que empregaria cerca de 10 mil pessoas. Com mais dinheiro, a perspectiva é que a geração de emprego aumente.
“O mundo vive uma transição e o Brasil pode protagonizar essa revolução, pois tem uma matriz limpa. É um conhecimento vertiginoso da tecnologia fotovoltaica, da tecnologia eólica, e converge com o que nós hoje estamos produzindo: baterias para carros e ônibus elétricos, baterias estacionárias para armazenamento de eletricidade. E novidades ainda mais importantes serão anunciadas em um futuro breve, pois Camaçari é o coração da BYD nas Américas”, afirmou Alexandre Baldy.
com informações do A Tarde
Compartilhe no WhatsApp
Comments