Em viagem à Alemanha, o governador Rui Costa (PT) foi recebido, nesta segunda (18), pelo secretário de Estado do Ministério de Economia e Energia, Thomas Bareis. Na pauta, financiamentos a novos projetos de produção de energia limpa na Bahia. O petista apresentou o potencial eólico e solar baiano e os planos para o uso desse tipo de energia no suprimento de sistemas de irrigação da agricultura familiar. Além da possibilidade do aproveitamento de biomassa gerada por esses produtores.
“Precisamos de canais de financiamento mais ágeis e acessíveis, e o governo alemão pode nos ajudar permitindo que os pequenos agricultores baianos tenham acesso a essa tecnologia”, explicou o governador. Na reunião, também foram tratados possíveis financiamentos para instalação de usinas de hidrogênio verde que, de acordo com o secretário alemão, são prioridades dos europeus.
“Diante da importância que a Alemanha dá à energia renovável e às ótimas pré-condições baianas, são concretas as possibilidades de fazermos parcerias de financiamento a esses projetos. A Alemanha tem um grupo de trabalho governamental focado nesse tema e vamos levar essas propostas para construir uma cooperação muito estreita com a Bahia”, afirmou Thomas.
O governador também se reuniu com empresas que têm interesse em investir no novo aeroporto de Porto Seguro e com executivos da Siemens Energy, líder do mercado de pesquisa, produção e transmissão de energias renováveis, que já investe na Bahia por meio da Siemens Gamesa. A empresa apresentou projetos de novos tipos de energia, como o hidrogênio verde, e pretende estreitar laços com o estado, que tem capacidade para receber projetos desse novo combustível.
Com informações do governo
Compartilhe no WhatsApp
Comments