DestaquesGeral

Municípios já podem aderir ao Programa Saúde na Escola

0

As prefeituras já podem iniciar o processo de adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), do ciclo 2023/2024, através do site e-Gestor AQUI. O programa contempla escolas públicas estaduais, municipais e/ou federais. Iniciado no segundo mandato do presidente Lula, em 2007, o programa é uma política intersetorial para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos, a partir de ações de promoção e prevenção, que contribuem para a formação dos estudantes.

O prazo para as adesões vai até 28 de fevereiro de 2023 e os responsáveis pelas secretarias municipais de Educação e da Saúde devem indicar as escolas participantes, seguindo alguns critérios, como as condições de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes. Segundo o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Fabio Barbosa, no ciclo ainda vigente, 2021/2022, todos os 417 municípios da Bahia realizaram a adesão, contemplando 649 escolas estaduais e 366.373 estudantes da rede.

“A Bahia tem conseguido alcançar bons resultados, tanto no que se refere à adesão quanto na implementação do programa. Isso aumenta o nosso desafio, para que no ciclo 2023/2024, tenhamos, novamente, 100% da adesão dos municípios e o aumento da participação das escolas estaduais. Assim, teremos mais práticas de promoção e prevenção de doenças nas comunidades, em um trabalho articulado e realizado em conjunto”, explicou Barbosa.

No programa, devem ser trabalhados 13 eixos: Prevenção à Covid-19 nas escolas; Combate ao mosquito Aedes aegypti; Promoção da atividade física e lazer; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Promoção e avaliação de saúde bucal; Verificação e atualização da situação vacinal; Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Direito sexual e reprodutivo com a prevenção de IST/AIDS; e a Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

com informações da Secretaria da Educação

Compartilhe no WhatsApp

Câmara de Itabuna aprecia projetos para garantir gratuidade no transporte

Previous article

Emasa recupera mais uma rede sanitária em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *