As mulheres de Itabuna ganharam um belo presente de fim de ano do governo Jerônimo Rodrigues (PT). Com investimento de R$ 500 mil, oriundo do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) entregou aa Cozinha Comunitária Mulheres Grapiúnas. Com o apoio do Cesol Litoral Sul, o equipamento será exemplo do potencial de inclusão social e autonomia para as mulheres, especialmente no setor gastronômico.
Trata-se de uma iniciativa de grande impacto social e econômico, produzindo inclusão e geração de renda em Itabuna. O projeto foi desenvolvido em duas etapas, em parceria com o Instituto Seres: cursos de culinária para 83 mulheres e a reforma completa da cozinha com aquisição de equipamentos e utensílios.
Para o superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo, Wenceslau Júnior, é importante construir um ambiente de trabalho saudável e oportunidades dignas de emprego e renda. “Sob a orientação do governador Jerômio Rodrigues, a meta é combater a fome com doações e a criação de condições para que as pessoas possam ser autossuficientes, gerando sua própria renda e superando a necessidade de auxílios sociais”, disse.
Uma das beneficiadas pelo projeto, Marilene Bispo de Jesus, de 33 anos, vê a capacitação como um passo em direção ao seu sonho de abrir um restaurante: “Quero colocar tudo em prática e, se Deus permitir, abrir meu próprio negócio”. Outra contemplada, Rita Menezes, de 56 anos, pretende “investir em um empreendimento de marmitas, aproveitando a oportunidade para se tornar microempreendedora”.
com informações da Setre-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments