A RegiãoDestaques

Mulheres de Ilhéus têm ação social do Outubro Rosa neste sábado

0

A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) de Ilhéus realiza, neste sábado (28), ações para marcar o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. A “Ação Perfil Rosa: Pela Saúde da Mulher” acontece das 8h às 13h, na Avenida Soares Lopes. A realização é da Clínica PERFIL, com apoio da Prefeitura, e garante serviços de saúde mental às mulheres em situação de vulnerabilidade.

O atendimento contempla diversas especialidades: Atendimento Clínico e realização de exames; Cardiologista; Identificação de Diabetes; Dentista (limpeza, aplicação de flúor); aferimento de pressão; Oftalmologista; Nutricionista; Momento beleza (limpeza de pele, corte de cabelo, massagem); Fisioterapia; Neurologia; Ginecologista; Mamografia; Preventivo; Psicólogo; Psiquiatra e Análises Clínicas – Laboratório.

“Acreditamos que uma cidade está bem, quando seu povo está saudável e motivado. Nessa perspectiva, usaremos o mês de Outubro, mês da conscientização sobre o câncer de mama, para presentear a essas mulheres, com serviços prestados por profissionais capacitados e equipados com a mais moderna tecnologia médica e da psicologia motivacional”, explicou Lília Viana, uma das organizadoras da iniciativa.

Segundo a titular da SPM, Carla Serafim, o projeto está aberto à inclusão de parceiros e instituições. “Queremos promover maior acesso aos serviços. Então, a campanha não está focada apenas no diagnóstico, mas estamos agregando atividades ligadas à saúde feminina, autocuidado e autoestima. A prefeitura tem apoiado esse trabalho integrado para fortalecer diversas campanhas no município”, destacou.

DADOS

O câncer de mama é o mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2022, foram estimados 66.280 casos novos.

Por isso, o Outubro Rosa é essencial para dar destaque às ações. Trata-se de um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Criado no início da década de 1990, busca mobilizar a sociedade e compartilhar informações com foco na redução da incidência e da mortalidade pela doença.

com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Governo baiano repassa R$ 5 milhões para entidades filantrópicas

Previous article

População de Gaza invade centros de ajuda para conseguir alimentos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *