DestaquesMovimentos

MST ensina produzir alimentos com rapidez e em espaços pequenos

0
Portal Agro

A experiência do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) tem ajudado muitas famílias a produzirem alimentos de forma rápida, sem agrotóxicos e em espaços pequenos. É a técnica da Mandala, criada para tornar mais eficiente o abastecimento dos assentados.

O modelo de produção funciona em um espaço circular de 576 metros quadrados aproximadamente (24m x 24m). No centro fica a produção de proteínas. Porcos, galinhas ou um tanque para a criação de peixes são opções para esse tipo de produção. Ao redor desse círculo central, outras faixas circulares são formadas para a produção de diferentes alimentos.

Segundo o MST, a produção inicial é feita de produtos de ciclo curtos, principalmente folhas. Alface, rúcula e couve são os primeiros a serem plantados para colheita e alimentação dos acampados. As famílias complementam essa alimentação com outros produtos trazidos de outros lugares.

Depois, a mandala se complementa com outros produtos que ampliam o leque de opções. A horta no formato mandala pode produzir qualquer tipo de alimento, como ebola, repolho, cenoura, tomate, rabanete e alface, por exemplo.

NA VENEZUELA

Quem vai conhecer a técnica é a Venezuela, no novo acampamento do MST na Vergareña. O terreno de 180 mil hectares será usado para a produção de alimentos seguindo a lógica da agrofloresta. O território tem como objetivo produzir alimentos suficientes para garantir a soberania alimentar do país.

O governo de Nicolás Maduro convidou militantes do MST para ajudar na coordenação do projeto Pátria Grande do Sul. O movimento vai ajudar na formação de produtores venezuelanos que usarão as técnicas do MST para a produção de alimentos sem agrotóxicos.

com informações do Brasil de Fato

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus de olho nas vagas de emprego do SineBahia

Previous article

Itabuna tem vagas de emprego do SineBahia para você

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *