Mais um ato de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está ajudando pessoas atingidas pelas chuvas no Rio grande do Sul (RS). Uma cozinha solidária da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegra (Cootap) em Eldorado do Sul (RS), distribuiu cerca de três mil marmitas aos desabrigados.
Com as fortes chuvas que atingem o estado em novembro, a cheia do Rio Jacuí fez com que cerca de 5,7 mil pessoas tivessem que deixar suas casas em Eldorado do Sul, segundo a Defesa Civil Municipal. Outras 700 pessoas estão abrigadas em ginásios públicos.
“Estamos aqui, nos solidarizando com a população. E vamos seguir trabalhando até quando seja necessário”, conta Juliana Soares Ribeiro, do MST. O mutirão conta com o apoio da Cootap e da prefeitura, sob gestão de Ernani Gonçalves (PDT), e preparou outras 600 refeições para o jantar desta quinta (23).
“Com a cozinha solidária, fazemos alimentação, com solidariedade ao pessoal”, ressaltou a assentada Geni, em frente a uma linha de produção de voluntários enchendo marmitas. “Estamos aí, vamos lá gente”, disse.
As chuvas de alta intensidade e as enchentes no Rio Grande do Sul já deixaram cinco mortos em novembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva nos últimos 30 dias chegou a 500 milímetros em uma série de cidades gaúchas.
com informações do Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments