DestaquesGeral

MPF apura exclusão de questões sobre população LGBTQIA+ no Censo

0

O Ministério Público Federal vai apurar possível irregularidade no questionário do Censo Demográfico 2022 por não incluir campos de identidade de gênero e orientação sexual. A representação foi feita pelo Centro de Atendimento à Vítima do Ministério Público do Acre.

Em nota, o MPF afirma que a exclusão deixa de fora “importante parte da população brasileira do retrato real que deve ser demonstrado pelo Censo”. “Além dos campos de identificação, as pessoas que não se identificam no binômio “feminino-masculino” também ficarão invisíveis e sem alcance de políticas públicas voltadas aos seus direitos fundamentais, como o direito de existir, de receber atendimento de saúde, entre outros”, diz o comunicado.

Questionado, o IBGE informou que nenhuma pergunta foi retirada “sem que haja uma estratégia para seu levantamento por fontes alternativas ou uma justificativa técnica robusta, de modo que o censo seja preservado em suas séries históricas e temáticas essenciais”.

Mesmo sendo uma reivindicação de vários grupos, o Censo nunca teve questões sobre o tema. Dados do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2020 mostraram que crimes violentos contra pessoas LGBTQIA+ aumentaram 20% em relação ao ano anterior. No ano passado, a média foi de 4 crimes de LGBTfobia por dia, considerando casos de lesão corporal (1.169), homicídio (121) e estupro (88) motivados por intolerância.

Com informações do Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

“Fogo no parquinho”: irritado, Mourão diz que Bolsonaro lhe trata como criança

Previous article

Outro pecado capital da Universal tirar ilegalmente R$ 663 milhões de Angola

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *