Mais uma vez, o Brasil ganha destaque como um dos líderes em mortes por Covid-19. O país está na terceira posição entre os que registraram o maior número de óbitos pela doença, na semana que terminou neste domingo (6).
Dados publicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que o Brasil uma vez mais superou todos os países europeus e está abaixo apenas de Estados Unidos e Índia, locais com uma população muito superior à brasileira.
Foram 5,2 mil mortes no Brasil em sete dias, 7,8 mil na Índia e 16,4 mil nos EUA. Na semana anterior, os dados mostraram 3,3 mil óbitos no país, que já representava expansão de 88% em relação aos sete dias anteriores.
A tendência no caso brasileiro é de alta, indo na contramão de países que tinham sido duramente atingidos pela pandemia de coronavírus nas últimas semanas.
Os governos na Europa se preparam para relaxar as medidas de controle e tratar a Covid-19 como uma doença endêmica. Mas, a OMS alerta que nem todos os países estão em condições de seguir o mesmo caminho. O temor é que, em locais onde os casos continuam a subir, a opção por liberar a circulação do vírus acabe ampliando a crise sanitária e colocando uma pressão ainda maior sobre o sistema de saúde.
Com informações do UOL
Compartilhe no WhatsApp
Comments