A Bahia perdeu, na manhã desta terça (21), o historiador Cid Teixeira. Ele tinha 97 anos e faleceu em sua casa no bairro da Pituba, em Salvador. A causa da morte não foi informada, assim como o horário e local do enterro.
Cid era formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas nunca atuou como advogado. Ele se dedicou ao estudo de História, como funcionário do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e foi professor de História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e na Universidade Católica do Salvador (UCSal).
Ele foi diretor da Fundação Gregório de Mattos e implantou o Serviço de Rádio Educação da Rádio Educativa da Bahia. É autor de diversos livros como “Bahia em Tempo de Província” (1986); “História do Petróleo na Bahia” (2001) e “Salvador: História Visual” (2001).
Na TVE, foi o narrador de uma série de interprogramas sobre Salvador. Os vídeos são uma releitura do programa de rádio do IRDEB, intitulado “Toponímia da Cidade do Salvador”, realizado por ele em 1975.
Cid explicava a origem dos nomes de ruas e bairros da cidade, além de curiosidade sobre lugares famosos como Pelourinho, Sete Portas, Baixa dos Sapateiros, Subúrbio, Ladeira dos Galés, Igreja do Rosário dos Pretos, Igreja do Passo, Conceição da Praia, entre outros.
Com informações do Bahia Notícias e do IRDEB
Compartilhe no WhatsApp
Comments