DestaquesGeral

Morre Francisco, o Papa que fez a Igreja avançar

0
Nuno Veiga / Pool / Agência Lusa

O mundo e a população católica choram a morte do Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, aos 88 anos. Ele faleceu às 2h35 desta segunda (21), pelo horário de Brasília. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos e se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, que o manteve internado por cerca de 40 dias.

Jorge Mario nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história e o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

AVANÇADO

Seu papado ficou marcado por muitas posições avançadas ao lidar com assuntos delicados para a Igreja Católica, como os direitos LGBTQIA+ e o sexismo. Também foi elogiado por permitir bênçãos de padres a casais do mesmo sexo, colocar mulheres em cargos mais altos no Vaticano e permitir que elas votassem no Sínodo dos Bispos — a reunião em que bispos debatem e decidem questões ideológicas e regimentos internos.

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

Bahia tem duas cidades entre as que cobram entrada para turistas

Previous article

Depois do feriado em Itabuna, veja as vagas de emprego do SineBahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *