O mundo e a população católica choram a morte do Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, aos 88 anos. Ele faleceu às 2h35 desta segunda (21), pelo horário de Brasília. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos e se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, que o manteve internado por cerca de 40 dias.
Jorge Mario nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história e o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.
AVANÇADO
Seu papado ficou marcado por muitas posições avançadas ao lidar com assuntos delicados para a Igreja Católica, como os direitos LGBTQIA+ e o sexismo. Também foi elogiado por permitir bênçãos de padres a casais do mesmo sexo, colocar mulheres em cargos mais altos no Vaticano e permitir que elas votassem no Sínodo dos Bispos — a reunião em que bispos debatem e decidem questões ideológicas e regimentos internos.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments