DestaquesGeral

Morre Desmond Tutu, Nobel da Paz e líder contra o apartheid na África do Sul

0
Desdomond Tutu e Nelson Mandela

Morreu aos 90 anos, neste domingo (26), o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o apartheid na África do Sul. A informação foi confirmada pelo presidente do país, Cyril Ramaphosa, neste domingo (26).

“A morte do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de luto no adeus de nossa nação a uma geração de sul-africanos excepcionais que nos deixou uma África do Sul liberta. Desmond Tutu era um patriota sem igual; um líder de princípio e pragmatismo que deu significado à compreensão bíblica de que a fé sem obras está morta”, disse Ramaphosa.

Tutu foi além da luta contra o apartheid, pois falava sobre a ocupação do território palestino por Israel, direitos da população LGBTQIA+, mudanças climáticas e outros assuntos de relevância mundial.

NOBEL DA PAZ

O regime segregacionista vigorou na África do Sul de 1948 a 1991 e separava pessoas negras das brancas. Em 1984, em pleno apartheid, Tutu recebeu o Nobel da Paz por sua oposição não violenta ao regime, que só acabou uma década mais tarde. Ele presidiu a Comissão da Verdade e da Reconciliação, criada para revelar as atrocidades cometidas durante aqueles dias sombrios.

Amigo do ex-presidente e grande nome mundial da luta antirrascista, Nelson Mandela, Tutu comandou numerosas marchas e campanhas para acabar com o apartheid nos degraus da entrada da Catedral de São Jorge, e em resultado disto esta se tornou conhecida como a “Catedral do Povo” e um símbolo poderoso da democracia local.

Com informações da Revista Fórum

Compartilhe no WhatsApp

Vídeo mostra chuva arrastando botijões de gás pelas ruas de Itabuna

Previous article

Chuvas já afetam mais de 430 mil pessoas na Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *