Após 112 anos de existência, a Câmara Municipal de Itabuna avança em modernização tecnológica. Nesta quarta (16), os vereadores registraram presença na sessão do Plenário e nas reuniões de Comissões por meio da identificação biométrica.
“Uma conquista histórica para Itabuna iniciar a digitalização do processo legislativo. Podemos dizer, sem medo de errar, que a Casa do Povo itabunense figura entre as câmaras municipais mais modernizadas do Brasil”, comemorou o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD). As listas de presença serão substituídas pelos terminais dos parlamentares, dispositivos integrados ao painel eletrônico e que recepcionam as digitais dos vereadores durante os trabalhos da Casa.
O próximo passo da modernização será incluir o Sistema no Regimento Interno e no Código de Ética Parlamentar itabunenses. Pelo Código, perderá o mandato o vereador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, a ⅓ das sessões ordinárias, salvo licença ou missão oficial. “O registro biométrico oferece mais transparência e segurança nesse quesito”, acredita Erasmo.
A novidade foi saudada pelos vereadores. “Além do grande avanço, é um marco histórico”, comentou Sivaldo Reis (PL). “A modernização da Casa é um legado que ficará para as próximas legislaturas”, frisou Manoel Porfírio (PT). “O registro de presença por biométrica é uma ferramenta importante para o controle social”, resaltou a vereadora Wilma (PCdoB). “Vai facilitar o trabalho legislativo”, acredita Alex da Oficina (Agir).
com informações da Câmara Municipal
Compartilhe no WhatsApp
Comments