Viajantes estrangeiros que chegarem ao Brasil serão obrigados a apresentar o comprovante de vacinação. A decisão foi tomada neste sábado (11) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O magistrado decidiu em cima da ação da Rede Sustentabilidade, que cobrava a adoção pelo governo de medidas sanitárias recomendadas pela Anvisa.
Pela decisão, estrangeiros sem comprovante vacinal não poderão entrar no Brasil. Segundo Barroso, a situação ficaria sem controle caso o país tivesse de monitorar a quarentena de milhares de viajantes. A exceção servirá apenas para viajantes que venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional.
A decisão deve ser votada no plenário virtual do STF, no qual os ministros incluem seus votos em um sistema eletrônico. O prazo começa à 0h de quarta (15) e termina às 23h59 de quinta (16). Se algum ministro pedi destaque, a análise é interrompida e levada ao plenário físico, em data a ser definida.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments