Na noite desta quinta (9), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve que divulgar um vídeo para desmentir mentiras absurdas que vêm sendo divulgadas por bolsonaristas sobre a criação de novos impostos. Fatos como esse colocam o debate sobre a regulação das redes sociais com força. Até porquê mentiras podem prejudicar a vida das pessoas.
Os criminosos chegaram a criar um vídeo deepfake, feito por Inteligência Artificial, com a imagem e a voz de Haddad manipuladas anunciando que o governo passará a cobrar imposto por transações via Pix acima de R$ 5 mil por mês e até mesmo um imposto para quem tem “cachorrinhos” de estimação. Ambas as informações são totalmente falsas.
“Imposto sobre Pix, mentira. Imposto sobre quem compra dólar, mentira. Imposto sobre quem tem um animal de estimação, mentira. Pessoal, vamos prestar atenção, está circulando uma fake news. Prejudica o debate público, prejudica a política, prejudica a democracia”, afirma Haddad no vídeo que divulgou para desmentir o deepfake e informações falsas sobre impostos.
ASSISTA:
com informações da Agência Gov
Compartilhe no WhatsApp
Comments