DestaquesPolítica

Ministro desmente Folha sobre cobrança de mensalidade em universidades federais

0

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad desmentiu matéria da Folha de S.Paulo, no sábado (6) de julho, com o título “Governo cogita cobrar de alunos ricos em federais e mudar Fundeb para ajustar contas”. O jornal disse que “após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartar mudanças no piso de despesas com educação, a equipe econômica redirecionou as atenções a outras medidas de ajuste ligadas à área. Entre elas, cobrar mensalidade de alunos ricos em universidades públicas e alterar parâmetros do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica)”.

Afirmou ainda que “a cobrança seria para alunos de classes sociais mais favorecidas”. Foi o bastante para causar polêmica nas redes sociais e irritar ativistas da educação, além da militância política mais ativa nas redes. Por conta disso, o site O Cafezinho entrou em contato com o próprio Fernando Haddad para saber a posição oficial do governo.

O ministro foi categórico. “Esse projeto, de cobrar mensalidades de alunos das universidades federais, nunca passou pela cabeça do governo. A matéria na Folha não tem nenhum sentido, e a ideia não pára em pé, econômica, social e juridicamente”, afirmou.

Vale lembrar que a reportagem da Folha não cita fontes, a não ser uma suposta “ala do governo”, mais especificamente da “equipe econômica”. Mas, o próprio chefe da equipe econômica do governo, Fernando Haddad, disse que a ideia de cobrar mensalidade de aluno, rico ou pobre, de universidade federal, não está sendo “cogitada” pelo governo Lula.

Compartilhe no WhatsApp

Pesquisa mostra que famílias estão consumindo mais itens

Previous article

Solta o som, DJ: gravadora criada por estudantes baianos lança primeiro EP

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *