O mercado imobiliário no Brasil apresenta bons número graças, especialmente, ao Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram que o programa foi o grande motor do setor no 1º trimestre deste ano (janeiro, fevereiro e março), respondendo por 53% dos lançamentos e 47% das vendas de imóveis residenciais. As informações são do levantamento Indicadores Imobiliários Nacionais, divulgado nesta segunda (19).
Comparando ao mesmo período do ano passado, os números impressionam. Foram vendidas 102.485 unidades residenciais, um aumento de 15,7%. Os lançamentos de imóveis somaram 84.924 unidades, uma alta de 15,1%. O Minha Casa, Minha Vida registrou uma expansão de 40,9% nas vendas e 31,7% nos lançamentos.
Para a CBIC, a atratividade das taxas de juros oferecidas (7,66% a 8,16% ao ano) tornou-se boa alternativa para compra de imóveis, diante de um cenário de juros altos. Além disso, o aumento da renda da população também desempenha papel preponderante no cenário de aquecimento do mercado.
FORÇA DO PROGRAMA
“Mesmo em um cenário de crédito caro, o brasileiro segue acreditando no investimento em moradia. A força do MCMV, aliada ao crescimento da renda e à estabilidade no emprego, sustenta esse desempenho positivo”, declarou o presidente da CBIC, Renato Correia, ao portal g1.
Os dados também apontam para a maior presença do Minha Casa, Minha Vida no Norte, Nordeste e no Sudeste, sobretudo em São Paulo. Além disso, o tempo médio de escoamento da oferta no programa caiu para 6,5 meses, confirmando o aquecimento do setor.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments