A maioria das comidas típicas do São João tem como base o milho. Sem ele, a festa é incompleta. Em Itabuna, quem garante o produto na mesa dos itabunenses são os agricultores familiares. O plantio ocorreu em março, quando a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) fez a doação de cerca de 600 quilos de sementes para mais de 300 produtores de 13 associações de agricultores familiares cadastradas.
Segundo o titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, há uma preocupação do prefeito Augusto Castro (PSD), de todos os anos distribuir sementes de qualidade e com capacidade de encurtar o ciclo do plantio. “Cada agricultor recebeu um quilo de semente, o que rende em média cerca de 1.800 espigas de milho. A produção do milho nesta época do ano vai ampliar a oferta do produto no município, já que é bastante consumido durante os festejos juninos. Além disso, também vai gerar lucros significativos para os pequenos produtores que são assistidos e orientados por técnicos da secretaria”, destacou.
Na Associação da Roça do Povo, o agricultor Djalma Fonseca Moreira, ‘Seu Didico’, disse que há mais de 30 anos tira o sustento da família e criou todos os filhos com o trabalho no campo. “Hoje conto com a ajuda de minha esposa e minha nora e juntos plantamos de tudo um pouco, a exemplo de hortaliças, mamão, batata doce, aipim, banana e laranjas”, afirmou.
‘Seu Didico’ lembrou que, nesta época do ano, o milho é ator principal. “Tivemos sementes boas e o tempo também foi favorável, pois tivemos chuva e sol. Agora, nosso trabalho está a todo vapor na quebra do milho de São João para abastecer a feira do Centro Comercial, principal central distribuidora de hortigranjeiros da cidade, e também para o consumo da minha família”, disse.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments