A RegiãoDestaques

Milho do São João em Itabuna é garantido pela agricultura familiar

0

A maioria das comidas típicas do São João tem como base o milho. Sem ele, a festa é incompleta. Em Itabuna, quem garante o produto na mesa dos itabunenses são os agricultores familiares. O plantio ocorreu em março, quando a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) fez a doação de cerca de 600 quilos de sementes para mais de 300 produtores de 13 associações de agricultores familiares cadastradas.

Segundo o titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, há uma preocupação do prefeito Augusto Castro (PSD), de todos os anos distribuir sementes de qualidade e com capacidade de encurtar o ciclo do plantio. “Cada agricultor recebeu um quilo de semente, o que rende em média cerca de 1.800 espigas de milho. A produção do milho nesta época do ano vai ampliar a oferta do produto no município, já que é bastante consumido durante os festejos juninos. Além disso, também vai gerar lucros significativos para os pequenos produtores que são assistidos e orientados por técnicos da secretaria”, destacou.

Na Associação da Roça do Povo, o agricultor Djalma Fonseca Moreira, ‘Seu Didico’, disse que há mais de 30 anos tira o sustento da família e criou todos os filhos com o trabalho no campo. “Hoje conto com a ajuda de minha esposa e minha nora e juntos plantamos de tudo um pouco, a exemplo de hortaliças, mamão, batata doce, aipim, banana e laranjas”, afirmou.

‘Seu Didico’ lembrou que, nesta época do ano, o milho é ator principal. “Tivemos sementes boas e o tempo também foi favorável, pois tivemos chuva e sol. Agora, nosso trabalho está a todo vapor na quebra do milho de São João para abastecer a feira do Centro Comercial, principal central distribuidora de hortigranjeiros da cidade, e também para o consumo da minha família”, disse.

com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Pastor Henrique Vieira enquadra pastor Sóstenes, autor do “PL do Estuprador”

Previous article

Educação Indígena na Bahia tem novos investimentos: R$ 1,1 milhão

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *