DestaquesPolítica

Meteu a mão: TCU conclui que Bolsonaro “desviou patrimônio da União”

0

Deixado um pouco de lado, caso das joias sauditas envolvendo Jair Bolsonaro volta ao noticiário com um parecer da equipe técnica do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo a jornalista Bela Megale, de O Globo, o órgão sugere que o ex-presidente apresente, em 15 dias, os objetos recebidos durante seu mandato como chefe de Estado, que não foram adequadamente registrados no sistema do acervo da Presidência.

A auditoria sugere que o TCU determine ainda que o ex-capitão apresente os objetos recebidos como presentes, em função da condição de Presidente da República, que não foram devidamente registrados no Sistema InfoAP”, diz parecer encaminhado aos ministros sobre o caso das .

Os auditores contestam a narrativa apresentada pela defesa de Bolsonaro (as joias seriam consideradas itens de natureza pessoal). A irregularidade, segundo os técnicos, “consubstancia-se no desvio de bens que deveriam ingressar no patrimônio da União”. Ministros da corte de contas afirmam que essa conduta pode configurar o crime de peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração pública).

PROPRIEDADES DO ESTADO

Ainda segundo os auditores, tanto as joias quanto as armas recebidas por Jairo Bolsonaro como presidente são propriedade do Estado brasileiro. Sobre as joias, o parecer diz que “revestem-se de características que os tornam bens públicos”. Por isso, é “necessário informar à Caixa que devolva os referidos objetos ao ex-presidente da República, Sr. Jair Messias Bolsonaro, que, por sua vez, deverá entregá-los à Presidência da República”.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Atletas baianos concorrem ao troféu de Melhores do Ano

Previous article

Pequenas empresas, grandes empregadoras do país

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *