DestaquesPolítica

Mesário tem direito a folgas e outros benefícios na eleição

0

O Tribunal Superior Eleitoral informa que os convocados pela Justiça Eleitoral para trabalhar como mesários têm vários direitos assegurados, como auxílio-alimentação (valor máximo de R$ 35, para cada turno da eleição). Além disso, deve receber duas folgas para cada dia trabalhado nas eleições, incluindo os de treinamento, sem desconto no salário.

Assim, o mesário que concluir o treinamento e trabalhar nos dois turnos da eleição terá direito a seis dias de folga. “Esse direito é garantido a quem possuir vínculo de trabalho à época da convocação, seja na iniciativa pública ou privada, e o empregador não poderá descontar salário ou qualquer outra vantagem”, afirma o TSE.

Para isso, o profissional deve apresentar à empresa a declaração expedida pelo juiz eleitoral, fornecida pelo cartório eleitoral ou pelo portal do TSE alguns dias depois de cada turno. A empresa não pode proibir o funcionário de ser mesário nem negar as folgas. Segundo a legislação, o patrão deve definir os dias de descanso em comum acordo com o trabalhador. Se for demitida ou sair da empresa antes de receber, a pessoa deve ser remunerada.

OUTROS DIREITOS E MULTA

Mesário pode garantir outros direitos, como isenção de taxa de inscrição e a preferência em caso de desempate em concursos públicos, além da utilização das horas trabalhadas para atividades em faculdades.

Mas, se faltar no dia da eleição e não apresentar justificativa ao juiz eleitoral, em até 30 dias, fica sujeito ao pagamento de multa no valor de 50% do salário mínimo (equivalente a R$ 606, neste ano). Se for servidor público, a pena será de suspensão de até 15 dias e, na eventualidade de a mesa receptora deixar de funcionar pelo não comparecimento do mesário, as penalidades previstas serão aplicadas em dobro.

com informações do TSE

Compartilhe no WhatsApp

Mesmo internada, Ivete destaca importância de votar

Previous article

UFSB empossa representantes da sociedade em Conselho

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *