Com o cerco fechado no caso das joias, Jair Bolsonaro lançou a tese de que seu ex-ajudante de ordens na Presidência, Mauro Cid, tinha autonomia para, neste caso, dar qualquer destino aos produtos valiosos. Mas, a investigação sobre os presentes dados pela Arábia Saudita ao governo brasileiro mostra que mensagens no celular de Cid desmentem o ex-presidente.
A Polícia Federal quer saber quem mandou vender as joias nos Estados Unidos e quem recebeu o dinheiro. Uma fonte da PF confirmou ao programa Fantástico que foram encontradas no celular de Mauro Cid mensagens suas com Bolsonaro que indicam que o ex-capitão sabia das tentativas de vender e depois resgatar as joias.
Segundo a PF, ainda há muitas peças para se encaixar e novas informações podem aparecer nos celulares e computadores apreendidos, além das contas bancárias que tiveram sigilo quebrado por ordem da Justiça, entre elas as de Jair e Michelle Bolsonaro.
POSIÇÃO DAS DEFESAS
A defesa de Mauro Lourena Cid, pai de Mauro Cid, não quis se manifestar. O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro informou que vai assumir também a defesa de Michelle Bolsonaro e que não vai se pronunciar, por enquanto, sobre a ex-primeira-dama. Os advogados do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque declararam que todos os esclarecimentos já foram prestados aos fiscais da Receita Federal, em Guarulhos. O Fantástico tentou contato com Frederick Wassef, mas não teve retorno.
RESUMO DA ÓPERA – Desde 2016, o Tribunal de Contas da União [TCU] decidiu que a maior parte dessas trocas de presente diplomáticas é considerada bem da União. Joias avaliadas em R$ 16 milhões não podem ser consideradas personalíssimas, pelo auto valor. Mesmo que os presentes fossem personalíssimos, o então governo Bolsonaro deveria ter declarado. Mesmo considerando que as joias fossem de Bolsonaro, como aceitar a tese dele de que um ajudante tinha autonomia para fazer o que quisesse com joias tão valiosas? Logo alguém de uma família que negociou metade dos seus imóveis em dinheiro vivo?
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments