DestaquesGeral

Margareth anuncia programa de valorização e formação cultural de jovens

0
Foto: Victor Vec/ MinC

Fruto de parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Shell Brasil, o programa Rouanet da Juventude via buscar o fortalecimento e o apoio de ações aos jovens brasileiros na cultura. O investimento é de R$ 6 milhões e o programa focará em formação da juventude brasileira e democratização do acesso à Lei Rouanet nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O programa vai capacitar, pelo menos, cinco mil jovens com oficinas de elaboração de projetos culturais. Além de impulsionar o empreendedorismo cultural, a ação pretende incluir novos agentes no sistema de financiamento, promovendo maior diversidade e equidade.

Segundo a ministra Margareth Menezes, a iniciativa representa a nacionalização do fomento aos movimentos culturais. “É mais um esforço para levar o apoio do governo federal a quem mais precisa. Estamos fazendo esse movimento em resposta à necessidade de se fazer uma política abrangente e que enxergue o Brasil do tamanho que ele realmente é”, afirmou.

Para o vice-presidente de Relações Corporativas do grupo Shell Brasil, Flávio Rodrigues, a iniciativa reforça a valorização do potencial da juventude do país. “Estamos muito felizes por estarmos juntos nessa, reafirmando como a cultura sempre teve parte na nossa história. Quando vocês trouxeram para nós a proposta, enxergamos a oportunidade de reforçar a valorização da juventude e formar mais talentos”, destacou.

O PROGRAMA

O Programa Rouanet da Juventude vai reafirmar a valorização de iniciativas com impacto social relevante e definirá estratégias de democratização do acesso ao financiamento da cultura, envolvendo pessoas negras, oriundas de povos indígenas, comunidades tradicionais, inclusive de terreiros e quilombolas. Também envolve populações nômades e povos ciganos, pessoas do segmento LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e integrantes de outros grupos em situação de vulnerabilidade/sub-representação na sociedade.

Serão criadas regras para garantir o investimento em municípios menores das três regiões e cada projeto poderá receber até R$ 200 mil. A iniciativa abrange diferentes linguagens culturais, como artes cênicas, literatura, música, artes visuais, museus, memória e jogos eletrônicos. Além de fomentar a criação artística, vai promover o desenvolvimento socioeconômico nos territórios contemplados.

com informações do MinC

Compartilhe no WhatsApp

Com medo, Bolsonaro diz que pode ser refugiar em alguma embaixada

Previous article

Programa de Demissão Voluntária dos servidores é aprovado na Câmara de Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *