Fruto de parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Shell Brasil, o programa Rouanet da Juventude via buscar o fortalecimento e o apoio de ações aos jovens brasileiros na cultura. O investimento é de R$ 6 milhões e o programa focará em formação da juventude brasileira e democratização do acesso à Lei Rouanet nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O programa vai capacitar, pelo menos, cinco mil jovens com oficinas de elaboração de projetos culturais. Além de impulsionar o empreendedorismo cultural, a ação pretende incluir novos agentes no sistema de financiamento, promovendo maior diversidade e equidade.
Segundo a ministra Margareth Menezes, a iniciativa representa a nacionalização do fomento aos movimentos culturais. “É mais um esforço para levar o apoio do governo federal a quem mais precisa. Estamos fazendo esse movimento em resposta à necessidade de se fazer uma política abrangente e que enxergue o Brasil do tamanho que ele realmente é”, afirmou.
Para o vice-presidente de Relações Corporativas do grupo Shell Brasil, Flávio Rodrigues, a iniciativa reforça a valorização do potencial da juventude do país. “Estamos muito felizes por estarmos juntos nessa, reafirmando como a cultura sempre teve parte na nossa história. Quando vocês trouxeram para nós a proposta, enxergamos a oportunidade de reforçar a valorização da juventude e formar mais talentos”, destacou.
O PROGRAMA
O Programa Rouanet da Juventude vai reafirmar a valorização de iniciativas com impacto social relevante e definirá estratégias de democratização do acesso ao financiamento da cultura, envolvendo pessoas negras, oriundas de povos indígenas, comunidades tradicionais, inclusive de terreiros e quilombolas. Também envolve populações nômades e povos ciganos, pessoas do segmento LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e integrantes de outros grupos em situação de vulnerabilidade/sub-representação na sociedade.
Serão criadas regras para garantir o investimento em municípios menores das três regiões e cada projeto poderá receber até R$ 200 mil. A iniciativa abrange diferentes linguagens culturais, como artes cênicas, literatura, música, artes visuais, museus, memória e jogos eletrônicos. Além de fomentar a criação artística, vai promover o desenvolvimento socioeconômico nos territórios contemplados.
com informações do MinC
Compartilhe no WhatsApp
Comments