Mais uma matéria do Peleja para celebrar o Março Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta (8). Dados da Receita Federal mostram que 45% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) na Bahia são mulheres.
Quem celebra os números positivos do empreendedorismo feminino é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A pasta contribui para o desenvolvimento do segmento dos pequenos por meio do trabalho do Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE), antigo SAC empresarial.
Segundo a SDE, em 2022 foram registrados mais de 11,8 mil atendimentos aos MEIs, com a oferta de mais 45 mil serviços. Importante frisar que 46% dos atendimentos foram de mulheres.
“Muitas mulheres já proviam o sustento das suas casas, mas desconheciam seus direitos e a importância da formalização. Em 2022, a Bahia ocupou o 1º lugar no ranking do Nordeste e sexto na classificação nacional no número de MEIs. E esse número não teria sido alcançado sem a contribuição do público feminino”, declara o secretário Ângelo Almeida.
O SAE
O Serviço de Atendimento ao Empreendedor é uma parceria do Governo do Estado, através da SDE, e o Sebrae. Tem desde a orientação até a formalização de novos empreendimentos. Suas 25 unidades atendem de modo presencial e virtual, sendo estruturadas dentro das dependências dos SACs, na capital e interior. Para agendamento e informações, basta acessar o site do SAC digital.
Em Salvador, tem unidades nos SACs do Comércio e de Cajazeiras e nos Shoppings da Bahia, Salvador Shopping, Barra e Bela Vista. Na Região Metropolitana funcionam em Camaçari e em Simões Filho. Outras 17 unidades municipais estão localizadas em Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Feitas, Valença, Vitória da Conquista, Itapetinga e Itaberaba. Mais três unidades estão em fase final de implantação nos municípios de Barreiras e Eunápolis.
com informações da SDE
Compartilhe no WhatsApp
Comments