DestaquesGeral

Mais uma de estudantes baianos: biocimento feito com papel e fibra do coco

0
Fotos: SEC-BA

Mais um feito importante de estudantes baianos da escola pública: a criação de um biocimento sustentável à base de resíduos de papel e fibra de coco. Os alunos são do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha, Maria Eduarda Meireles, Felipe Macedo, Claudemir Carvalho, Thiago Ferreira e Guilherme Paiva, com orientação de Thales Nascimento.

A descoberta vai garantir o acesso a calçadas pavimentadas e melhorar a qualidade de vida nessas comunidades. O material pode ser usado para fabricar blocos de concreto com custo de R$ 41,57/m², oferecendo uma alternativa econômica à pavimentação tradicional, que tem valor médio de R$ 160/m².

O projeto começou quando os estudantes perceberam o descarte inadequado de papel na escola e decidiram utilizá-lo para produzir blocos. A equipe realizou várias análises para garantir a qualidade do produto. Segundo a equipe, o objetivo de fabricar o produto é impactar positivamente a vida das comunidades da sua região. Eles contam com a parceria do Conjunto Penal de Serrinha, que cede o espaço para a produção dos blocos.

Com apoio da Secretaria da Educação (SEC), o projeto é finalista da iniciativa Solve for Tomorrow Brasil, da Samsung, e ainda está em desenvolvimento. A equipe diz que o próximo passo é automatizar a produção e, com isso, diminuir o preço do bloco para começar a comercialização, criando popularidade para o produto.

com informações da SEC-BA

Compartilhe no WhatsApp

Concurso Nacional Unificado divulga resultado da prova de títulos

Previous article

EMASA age rápido após queda de árvore interromper captação de água

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *