As ações rápidas do governo Lula ajudaram a retirar da região do conflito no Oriente Médio 1.135 brasileiros, pela Operação Voltando em Paz. Outros 150 continuam na região aguardando a repatriação. São 120 em Israel e 30 na Faixa de Gaza.
O Brasil realizou seis voos desde o dia 10 de outubro. O último, com 219 brasileiros, deixou a área de conflito e deve chegar na madrugada desta quinta (19). “Com isso, nós encerramos a primeira fase da maior operação de repatriação de brasileiros em zona de conflito, excluída, portanto, a pandemia, desde 2006”, relatou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista à imprensa, nessa quarta (18).
A operação, também, disponibilizou veículos para transportar os brasileiros de Jerusalém e Tel Aviv até o aeroporto. Tudo foi acompanhado pelo presidente Lula (PT), que ligou para vários presidentes.
O Itamaraty segue aguardando a possibilidade de retirar os brasileiros da Faixa de Gaza. “O presidente Lula falou com o presidente do Egito, El-Sissi, eu falei ontem com o ministro do Exterior do Egito pedindo o apoio para que o os brasileiros possam ser evacuados assim que essa passagem for aberta”, disse o ministro, informando que duas aeronaves, um KC-390 e um KC-30, estão de prontidão em Roma, na Itália, e outra no Rio de Janeiro, para trazer mais brasileiros.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments