Mesmo com as atenções voltadas para Salvador, o interior do estado também terá carnaval em várias cidades, graças ao apoio do governo estadual. Em Lençóis, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta quarta (31), que a festa está garantida em mais de 80 municípios. São ações e projetos nas áreas de segurança, saúde, turismo, infraestrutura, promoção da diversidade, cidadania e cultura. O Carnaval da Bahia traz o tema “50 Anos de blocos afro. Nossa energia é ancestral”.
A Secretaria de Cultura (Secult-BA) contemplou, através do Projeto Ouro Negro, blocos que reforçam e mantêm a tradição e a cultura afro em municípios baianos. Em Itabuna, o Bloco Afro Estandarte vai realizar a tradicional Lavagem do Fuxico. Em Caravelas, os blocos Caravelas e Umbandaum desfilam pelo centro histórico da cidade. Em Olivença e Ilhéus, o Bloco Afro Levada da Capoeira garante sua apresentação e em Maragojipe, a festa que é Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2009, também tem apoio da Secult.
Cerca de 31 projetos no interior estão contemplados pela Secretaria de Turismo (Setur). Entre os municípios apoiados estão Maragogipe, com o “Carnaval de Maragogipe 2024 – Patrimônio Cultural da Bahia”; Mucuri; Nova Viçosa; Palmeiras; Cairu; Prado; Rio de Contas; Amélia Rodrigues; Barreiras; e Cachoeira, que trará o Quilombo Folia: Carnaval no Iguape, uma tradição de folia e cultura Quilombola. A pasta vai realizar pesquisa de caracterização, dimensionamento do turismo receptivo e avaliação dos serviços em Mata de São João (Praia do Forte), Camaçari (Arembepe e Guarajuba), Porto Seguro e Lençóis.
A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) apoia oito projetos em sete cidades. A iniciativa visa fomentar a cultura, o turismo e o desenvolvimento social, contemplando Santo Amaro, Santa Cruz Cabrália, Itabuna, Vitória da Conquista, Ilhéus, Vera Cruz e Lauro de Freitas.
SEGURANÇA
A Polícia Militar da Bahia assegurará um efetivo de mais de 7 mil policiais, entre civis, militares, bombeiros e polícia técnica, vão reforçar o quadro de servidores na Operação Carnaval para o interior. A instituição vai trabalhar em plantão, num regime especial de serviço, durante os dias de folia, além do policiamento ordinário (rotineiro), que não sofrerá interrupção. Esta operação será realizada em 76 cidades baianas.
O Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv) preparou um planejamento especial para intensificar as ações de policiamento nas rodovias estaduais. E a Polícia Civil vai atuar na Região Metropolitana e nos municípios do interior, tendo equipes de analistas de interceptação trabalhando em regime de plantão ininterrupto.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments