DestaquesPolítica

Mais de 5 mil baianos elaboram propostas para o PPA do governo

0

A participação da sociedade tem sido a principal marca da construção do Plano Plurianual (PPA) do governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Os Grupos de Trabalho Territoriais (GTTs), formados por gestores, técnicos e conhecedores dos temas (educação, saúde, segurança, cultura, etc.) estão elaborando as propostas para construção do PPA 2024/2027. São mais de 5 mil pessoas atuando nos 270 GTTs (10 por cada um dos 27 Territórios de Identidade) e se estenderá até o dia 02 de março.

De acordo com a Secretaria de Planejamento (Seplan), o PPA é responsável por apontar diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública, e tem como finalidade principal garantir a continuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para munícipios, estado e União.

As reuniões acontecem online e presencial e ajudam na definição das propostas que serão submetidas às plenárias nos meses de março e abril, nos 27 Territórios de Identidade. Participam dessas reuniões os coordenadores responsáveis por conduzir os trabalhos, especialistas dos territórios, além dos Agentes de Desenvolvimento Territorial e os coordenadores do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (CODETER).

Segundo o coordenador executivo de Planejamento Territorial e Articulação para Consórcios Públicos da Seplan, Thiago Xavier, as propostas levantadas nas reuniões são classificadas por ordem de importância/prioridade, com o objetivo de identificar as 10 melhores ranqueadas, de cada tema, totalizando 100 propostas por território. “Deste total de propostas, após a realização das plenárias, as 50 mais representativas serão encaminhadas para as mesas temáticas, espaço que agrega os diversas secretarias e órgãos do Estado envolvidos na elaboração do PPA Participativo 2024/2027”, diz.

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

Os 10 temas dos grupos de trabalho foram definidos em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2035, são eles: 1) Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; 2) Segurança Pública e Defesa Social; 3) Meio Ambiente e Segurança Hídrica; 4) Desenvolvimento Produtivo; 5) Desenvolvimento Rural; 6) Desenvolvimento Urbano, Rede de Cidades, Infraestrutura e Logística 7) Saúde; 8) Assistência Social, Garantia de Direitos, Igualdade de Raça e de Gênero e Povos e Comunidades Tradicionais; 9) Cultura; e 10) Gestão Governamental.

Segundo o governo, os GTTs fortalecem o compromisso do governo em aprofundar a Política de Desenvolvimento Territorial, como reconhece o coordenador. “Essa iniciativa vem em boa hora, porque nós já temos um período na política territorial e agora a gente precisa realmente efetivá-las na medida que dialogue com o poder público, municípios, estado e o Governo Federal e também os movimentos sociais e a sociedade civil”, afirma Anderson Pereira, Coordenador do GTT Eixo 8.

com informações da Seplan

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna aplica vacina bivalente contra Covid na próxima terça (28)

Previous article

Em Ilhéus, serviços melhoram várias localidades do município

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *