O Brasil assiste, mais uma vez, o crime do trabalho escravo. No interior do Pará, mais de 200 trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão durante operação conjunta da Polícia Federal (PF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho (SRTE).
As ações foram divulgadas neste sábado (2) pela PF. Ao todo, cinco fazendas foram alvo das operações e dentre as pessoas resgatadas, estava um adolescente de 15 anos. “As condições de trabalho eram tais que uma das fazendas era conhecida como ‘Senzala'”, informou a polícia.
Os trabalhadores, que atuavam em plantações de açaí, dendê e soja, não tinham equipamentos de proteção nem vínculo trabalhista formalizado. E viviam em alojamentos irregulares, com instalações elétricas precárias, banheiros inadequados e sem controle de horário.
A PF disse que cada uma das fazendas teve uma pessoa a ser responsabilizada tanto em inquérito policial quanto em procedimento do MPT. Os resgatados serão assistidos pelo MPT e a SRTE para que sejam indenizados e tenham seus direitos trabalhistas considerados. As investigações da PF continuam em andamento.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments