DestaquesGeral

Mais brasileiros pedem ajuda para voltar de Portugal; TEM RESUMO

0

Desemprego, dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, falta de preparação no processo migratório e custo de vida elevado. Esses são os principais motivos para ter crescido o número de brasileiros em Portugal que pediram ajuda para voltar ao Brasil, em 2022.

O número aumentou em comparação ao ano de 2021. Inscreveram-se, em média, aproximadamente 80 pessoas por mês no programa da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Do total que procuram ajuda, 92% são brasileiros em situação de extrema vulnerabilidade.

Segundo o chefe de Missão da OIM em Portugal, Vasco Malta, registrou-se um aumento expressivo de número de pedidos de apoio. “Falamos de 288 casos para 1.051 em 2022”, contabiliza Malta. Ele indica ainda que 113 voltaram ao Brasil com o apoio do dispositivo em 2021, contra 394 em 2022.

DESINFORMAÇÃO NAS REDES

Malta revela que um dos motivos para este cenário alarmante é a pouca informação sobre a realidade portuguesa, além de um planejamento deficiente. “Existe muita desinformação nas redes sociais, que acaba por potenciar a decisão de migrar para Portugal. As pessoas até podem trazer economias, mas quando precisam de enfrentar a difícil realidade do mercado imobiliário ou do próprio aumento do custo de vida, por exemplo, esta verba de emergência acaba por ser consumida muito rapidamente”, explica.

RESUMO DA ÓPERA – Na maioria das vezes, as pessoas buscam realizar o sonho de ter uma vida melhor ganhando mais em um país estrangeiro (em função da desvalorização da moeda brasileira). Mas, ao chegarem lá se deparam com a discriminação contra latinos, se sujeitam a sub-empregos sem direitos e são tratados como “inferiores” (vemos até casos de trabalho escravo). Parece que a questão é não mudar do Brasil, mas mudar o Brasil. Coincidentemente, o desejo de voltar acontece com a expectativa de uma nova vida gerada por um novo governo, diferente dos anteriores, quando milhares de brasileiros foram para Portugal.

com informações do BNews

Compartilhe no WhatsApp

OMS alerta para surto de vírus similar ao Ebola

Previous article

Apenas 23% dos que trabalham em transporte por aplicativo pagam INSS

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *