DestaquesPolítica

Mais 21 cientistas renunciam à honraria após atitude de Jair Bolsonaro

0

A comunidade científica segue reagindo aos absurdos do presidente Jair Bolsonaro. Após o chefe do Executivo retirar a medalha de pesquisador contrário ao uso de cloroquina para tratamento da Covid, 21 outros cientistas recusaram indicação à Ordem Nacional do Mérito Científico.

Eles divulgram carta aberta neste sábado (6), afirmando que o governo federal “ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva”, por isso, não seria considerado coerente com as suas “trajetórias científicas”.

Segundo os cientistas, o grupo foi a forma de mostrarem solidariedade aos colegas que tiveram a honraria negada por Bolsonaro: Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, da Fiocruz, que era contrário ao uso da cloroquina no tratamento de Covid-19 e a pesquisadora Adele Benzaken, diretora da mesma instituição.

A Ordem Nacional do Mérito Científico é concedida anualmente para homenagear pessoas que se dedicaram ao avanço da ciência no país. Mesmo com a renúncia, o grupo agradeceu à Academia Brasileira de Ciências e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) pelas indicações e disseram estarem honrados com a possibilidade de serem agraciados com a honraria. A lista dos 21 cientistas inclui pesquisadores de diversidades universidades e instituições brasileiras.

Com informações do Metro1

Compartilhe no WhatsApp

Chefe de milícia ficou empregado na FAB por quase dois anos

Previous article

Deputados pedem ao STF anulação da votação da PEC dos Precatórios

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *