A comunidade científica segue reagindo aos absurdos do presidente Jair Bolsonaro. Após o chefe do Executivo retirar a medalha de pesquisador contrário ao uso de cloroquina para tratamento da Covid, 21 outros cientistas recusaram indicação à Ordem Nacional do Mérito Científico.
Eles divulgram carta aberta neste sábado (6), afirmando que o governo federal “ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva”, por isso, não seria considerado coerente com as suas “trajetórias científicas”.
Segundo os cientistas, o grupo foi a forma de mostrarem solidariedade aos colegas que tiveram a honraria negada por Bolsonaro: Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, da Fiocruz, que era contrário ao uso da cloroquina no tratamento de Covid-19 e a pesquisadora Adele Benzaken, diretora da mesma instituição.
A Ordem Nacional do Mérito Científico é concedida anualmente para homenagear pessoas que se dedicaram ao avanço da ciência no país. Mesmo com a renúncia, o grupo agradeceu à Academia Brasileira de Ciências e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) pelas indicações e disseram estarem honrados com a possibilidade de serem agraciados com a honraria. A lista dos 21 cientistas inclui pesquisadores de diversidades universidades e instituições brasileiras.
Com informações do Metro1
Compartilhe no WhatsApp
Comments