Começou em Salvador, neste sábado (29), a temporada de cruzeiros 2022/2023, a maior dos últimos 10 anos. Com duração de quase seis meses, o Brasil contará com nove embarcações que disponibilizarão 780 mil leitos, número 47% maior do que o período pré-pandemia (2019/2020), que ofertou 530 mil leitos.
O primeiro navio a aportar em solo baiano é o MSC Fantasia, com a oferta total de 4.363 leitos. Tem ainda o Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Música, MSC Preziosa, MSC Seashore e o MSC Seaview. Eles realizarão 184 roteiros que partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP). Ao todo, estão previstas 486 escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, na Argentina; e Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai.
“A retomada acontece num momento em que a capacidade de atendimento e a qualidade na infraestrutura dos nossos terminais portuários está alinhada com o potencial turístico da Bahia. Recentemente, concluímos uma dragagem de manutenção em Ilhéus para garantir ainda mais segurança de navegação a navios de grande porte”, explica Carlos Autran Amaral, diretor-presidente da Companhia Docas da Bahia (CODEBA).
São esperados, até abril de 2023, somente no Porto de Salvador, 77 embarcações. Os ocupantes do cruzeiro que chega neste sábado (29) passam o dia em passeios pela capital e praias do litoral soteropolitano. A estimativa é que cada turista deixe, em média, R$ 600,00, movimentando a economia local. A expectativa para a temporada é de 106 atracações, entre os Portos de Salvador e Ilhéus, com previsão de 500 mil passageiros (2022/2023). A atividade deve movimentar R$ 3,8 bilhões, em todo o país, segundo a CLIA Brasil – Cruise Lines International Association.
com informações do Bahia de Valor
Compartilhe no WhatsApp
Comments