Enquanto o presidente Jair Bolsonaro acumula perda constante de popularidade, o ex-presidente Lula caminha para vencer a disputa presidencial de 2022. Se as eleições fossem hoje, o petista venceria já em 1° turno, ainda que na margem de erro na pior das hipóteses. É o que revela a pesquisa Ipec divulgada na noite desta quarta (22) pelo Jornal Nacional, da TV Globo.
Lula (PT) aparece com 48% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro está com 23%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes, do PDT, (8%), João Doria, do PSDB, (3%) e Luiz Henrique Mandetta, do DEM, (3%). Votos em branco e nulos totalizam 10%, enquanto 4% disseram não saber responder.
O Ipec apresentou dois cenários aos eleitores. No primeiro, Lula mantém 11 pontos percentuais à frente da somatória de todos os outros candidatos, o que garantiria sua vitória em 1° turno com folga. No segundo, o ex-presidente aparece com 45% do total de intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro vem com 22%, Ciro Gomes (6%), Sergio Moro (5%), Datena (3%), João Doria (2%), Luiz Henrique Mandetta (1%) e Rodrigo Pacheco (1%). Ainda assim, Lula seria eleito em 1° turno, dentro da margem de erro.
O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 20 de setembro, com 2002 entrevistados em 141 municípios de todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e com 95% de confiança.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments