A importância mundial da eleição de Lula já se reflete na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP27. O presidente eleito viajará ao Egito nesta segunda (14) e terá uma agenda de chefe de Estado.
O seu primeiro compromisso será quarta (16), no evento “Carta da Amazônia, uma agenda comum para a transição climática”, junto com os governadores Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá; Gladson de Lima Cameli, do Acre; Mauro Mendes, do Mato Grosso; Helder Barbalho, do Pará; Wanderlei Barbosa, do Tocantins; e Marcos Rocha, de Rondônia.
No mesmo dia, Lula fará um pronunciamento na Blue Zone, que é a área da Organização das Nações Unidas (ONU). Na quinta (17), o presidente eleito terá um encontro com representantes da sociedade civil brasileira e integrantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas e Fórum dos Povos Sobre Mudanças Climáticas.
O petista deve ainda se reunir com chefes e ex-chefes de Estado e representantes de governos. Lula recebeu ao menos 10 convites para reuniões bilaterais, entre eles da China, Estados Unidos e Alemanha, além de inúmeras outras autoridades, como o presidente do Banco Mundial, David Malpass, e o parlamentar britânico Alok Sharma, que presidiu a última COP, realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021.
Na sexta (18), Lula seguirá para Portugal, onde terá encontros com o presidente Marcelo Rebelo e com o primeiro-ministro António Costa.
com informações da Revista Fórum
Compartilhe no WhatsApp
Comments