DestaquesPolítica

Lula reúne ministros para tratar de chuva em SC e seca no AM

0

Com o objetivo de intensificar ações para minimizar os efeitos das chuvas em Santa Catarina e da seca e queimadas no Amazonas, o presidente Lula (PT) coordenou, por videoconferência, uma reunião com vários ministros.

“Assim como fizemos com o Rio Grande do Sul, temos dedicado atenção especial a esses estados, com a presença de técnicos, secretários, ministros, repasses de recursos e muito diálogo. Determinei aos ministros que todas as equipes estejam mobilizadas e à disposição dos governos estaduais e das prefeituras. O Governo Federal está atento, presente e atuando para atender a população e remediar os danos causados pelos extremos climáticos”, publicou Lula em suas redes sociais.

O presidente vem despachando do Palácio da Alvorada, onde se recupera de uma cirurgia para reconstrução da articulação do quadril. Diariamente, o presidente tem mantido uma agenda em reuniões virtuais com auxiliares e telefonemas com autoridades.

SANTA CATARINA

Em Santa Catarina, as chuvas deixaram alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências. Até quarta (11), pelo menos 135 municípios já haviam decretado situação de emergência no estado.

Uma força-tarefa do governo federal, com vários ministros, desembarcou em Navegantes, no litoral catarinense, para acelerar o apoio a municípios atingidos. A comitiva sobrevoou e percorreu por terras as cidades mais afetadas pelos temporais. Além disso, os ministros sse reuniram com o governador Jorginho Mello, prefeitos, parlamentares e a comunidade.

AMAZONAS

No Amazonas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou o envio de mais efetivo da Força Nacional para reforçar as equipes que já estão atuando no combate aos incêndios florestais.

Por conta da seca e do ar poluído pela fumaça, a Fiocruz Amazônia recomendou o uso de máscaras. Em alguns bairros de Manaus, a qualidade do ar é considerada “péssima” e a quantidade de poluentes está cinco vezes maior do que já é considerado “muito ruim” pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

No interior, a seca continua preocupante, especialmente no sul do estado. Cerca de 65 cidades estão em alerta ou emergência por causa da estiagem. Apenas duas, em situação de normalidade. Quase 400 mil famílias foram afetadas.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Comerciários de Itabuna intensificam ações da campanha salarial

Previous article

R$ 56,9 milhões do Bolsa Presença serão liberados no domingo (15)

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *