DestaquesPolítica

Lula pede punição para criminosos e PF vai investigar incêndios em SP

0
fotos: UOL e Folha de SP

Os recentes e constantes incêndios no estado de São Paulo chamam atenção do mundo pela suspeita de serem criminosos. Inclusive, dois homens suspeitos foram presos, sendo um em flagrante enquanto ateava fogo em uma mata próxima à região central de Batatais. Diante da situação, o governo acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a possível origem criminosa das queimadas nesta semana.

A informação foi confirmada neste domingo (25) pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que esteve na sede do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), em Brasília. Ela disse que o governo trabalha com a suspeita de uma ação criminosa similar ao “dia do fogo”, numa referência ao 10 de agosto de 2019, quando uma ação orquestrada de criminosos ateou fogo em mais de 470 propriedades rurais.

Também neste domingo (25), o presidente Lula (PT) defendeu a punição de pessoas identificadas como responsáveis por incêndios criminosos no país. “É importante que a gente tenha uma atuação séria na área da Justiça e na área da polícia para a gente começar a punir as pessoas que estão propagando fogo. Porque se ele propagasse fogo e causasse problema só para ele, tudo bem, ele quem propagou; mas, quando a fumaça ocupa o território nacional, como está ocupando agora, causando problema de saúde, essas pessoas têm que ser julgadas, têm que ser punidas por irresponsabilidade”, declarou.

A reunião extraordinária foi convocada por Lula após incêndios serem registrados em vários pontos do estado de São Paulo nos últimos dias. Marina Silva também defendeu a “punição exemplar” nos casos em que o princípio do fogo não for acidental e tiver relação com a criminalidade. “Em todas as situações em que há suspeita de incêndio criminoso, que está acontecendo no Pantanal, na Amazônia e possivelmente nesse processo que se desencadeou em São Paulo, está sendo feita uma investigação”, disse.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Inteligência Artificial usada pelo Detran vai modernizar processos

Previous article

Mais 246 novos profissionais do Mais Médicos para a Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *