Para alavancar o crescimento econômico e as políticas sociais ainda no primeiro ano de governo, o presidente Lula (PT) ordenou aos seus ministros para acelerar alguns temas importantes. A informação é do colunista do g1, Valdo Cruz.
Na área social, tem o aumento nos repasses que complementam a verba da merenda escolar; retomada de obras paralisadas de creches e unidades de atendimento médico; a entrega de casas populares; fim das filas no Sistema Único de Saúde (SUS), e a normalização de programas como o Farmácia Popular.
A ideia no setor é melhorar a vida da população carente, centro de sua plataforma eleitoral. Lula tem lembrado à equipe que o novo mandato conseguiu abrir espaço no Orçamento de 2023 para cumprir essas promessas, ao aprovar a PEC da Transição no Congresso. Por isso, tem a “obrigação” de acelerar as entregas.
CRESCIMENTO ECONÔMICO
Paralelo à implementação de políticas sociais, o presidente quer fazer o país voltar a crescer, pois sabe que essas promessas só se sustentam se o Brasil voltar ao caminho do crescimento, que passa pelo diálogo com o setor produtivo.
Para essa missão, Lula designou Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e Rui Costa, ministro da Casa Civil. Os dois devem fazer a ponte com o empresariado brasileiro.
O governo tentará mostrar que o Estado pode ser indutor do crescimento sen políticas intervencionistas, mas ajudando as empresas na retomada econômica.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments