DestaquesPolítica

Lula não vai à posse de Milei, confirma Planalto

0

Como já era de esperar, o presidente Lula não vai à posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei. A informação foi confirmadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, nesta terça (5) ao g1 e à GloboNews.

A cerimônia será na capital Buenos Aires, no próximo domingo (10) e o Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores. Lula recebeu o convite no último dia 26, em uma reunião em Brasília entre Mauro Vieira e Diana Mondino, anunciada por Milei como futura chanceler argentina.

Não é a primeira vez que um presidente brasileiro não participa da posse do presidente argentino. Em 2019, por exemplo, Jair Bolsonaro enviou Hamilton Mourão, à época vice-presidente, como representante do governo brasileiro.

ATAQUES E PARCERIA COMERCIAL

O clima entre os dois políticos ficou pesado durante a campanha presidencial argentina, quando Milei fez diversas críticas a Lula, chamando o presidente brasileiro de “corrupto”, por exemplo. E prometeu, se eleito, romper relações com o Brasil e retirar a Argentina de organismos multilaterais defendidos por Lula, como o Mercosul e o Brics.

É importante lembrar que a Argentina é o principal parceiro econômico do Brasil na América do sul e o principal parceiro comercial do Brasil no mundo, atrás somente de China e Estados Unidos. De janeiro a outubro deste ano, as exportações brasileiras para o vizinho do Sul somaram US$ 14,9 bilhões, o equivalente a 5,3% de todas as exportações brasileiras no período.

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

Rematrícula dos alunos da rede municipal de ensino em Itabuna começa em dezembro

Previous article

Polícia prende pastor suspeito de estuprar criança no interior

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *