Como já era de esperar, o presidente Lula não vai à posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei. A informação foi confirmadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, nesta terça (5) ao g1 e à GloboNews.
A cerimônia será na capital Buenos Aires, no próximo domingo (10) e o Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores. Lula recebeu o convite no último dia 26, em uma reunião em Brasília entre Mauro Vieira e Diana Mondino, anunciada por Milei como futura chanceler argentina.
Não é a primeira vez que um presidente brasileiro não participa da posse do presidente argentino. Em 2019, por exemplo, Jair Bolsonaro enviou Hamilton Mourão, à época vice-presidente, como representante do governo brasileiro.
ATAQUES E PARCERIA COMERCIAL
O clima entre os dois políticos ficou pesado durante a campanha presidencial argentina, quando Milei fez diversas críticas a Lula, chamando o presidente brasileiro de “corrupto”, por exemplo. E prometeu, se eleito, romper relações com o Brasil e retirar a Argentina de organismos multilaterais defendidos por Lula, como o Mercosul e o Brics.
É importante lembrar que a Argentina é o principal parceiro econômico do Brasil na América do sul e o principal parceiro comercial do Brasil no mundo, atrás somente de China e Estados Unidos. De janeiro a outubro deste ano, as exportações brasileiras para o vizinho do Sul somaram US$ 14,9 bilhões, o equivalente a 5,3% de todas as exportações brasileiras no período.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments