A grande estrela da Conferência do Clima da ONU (COP27) não é nenhum chefe de Estado oficial presente. É o presidente eleito do Brasil e convidado para o evento: Lula. O brasileiro já “mudou o clima” na relação do País com o mundo, redefine a agenda sobre as discussões em torno das mudanças climáticas e recoloca o papel dos países para proteger o planeta.
Seu discurso acontece nesta quarta (16), no espaço da ONU e destacará a busca pelo desmatamento zero e o foco em atrair investimentos em bioeconomia e em energia limpa e renovável. E que seu governo vai aposta nos recursos e investimentos estrangeiros voltados para o combate às mudanças climáticas como forma de impulsionar a economia nos próximos anos.
ENCONTROS IMPORTANTES
Nesta terça (15), Lula se reuniu com os enviados especiais sobre o clima, dos Estados Unidos, John Kerry, do alto representante chinês, Xie Zhen Hua. Antes, Kerry havia afirmado que estava “animado” para se encontrar com Lula e que espera uma “guinada” do Brasil na questão ambiental. “Estamos animados para trabalhar com ele e confiantes de que faremos tudo o que podemos [para preservar a Amazônia]”, disse.
Lula recoloca o Brasil como país respeitado por outros governos e protagonista nessa discussão, tendo recebido 10 convites bilaterais para conversas. Logo após sua eleição, a Noruega anunciou que retomará as doações para um fundo de preservação da Amazônia.
O petista deve anunciar que o Brasil volta a ter um governo comprometido com a preservação ambiental e pronto para liderar o combate às mudanças climáticas. Além do compromisso de combater os garimpos ilegais e a invasão de terras indígenas, e de criar um ministério voltado especificamente para as questões dos povos originários.
com informações do UOL, g1 e PT
Compartilhe no WhatsApp
Comments