DestaquesPolítica

Lula líder do G20: “Construir um mundo justo e um planeta sustentável”

0

A partir de dezembro, o Brasil assume oficialmente a presidência do G20. Neste sábado (9) foi encerrada a 18ª Cúpula de Chefes de Estado do grupo, reunida em Nova Delhi, na Índia. A declaração final é composta por 76 itens, com os líderes concordando como a necessidade do desenvolvimento sustentável, cooperação econômica e científica, ações contra desigualdade e redução do sofrimento causado pelas guerras.

O G20 reúne países que respondem por 80% do PIB global, como Estados Unidos, China e os membros da União Europeia. Neste domingo, a Índia transferiu simbolicamente a liderança do bloco ao Brasil. Segundo Lula, o lema da presidência brasileira no G20 será “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”.

O presidente disse que a liderança do Brasil no bloco se baseará em três prioridades: inclusão social e combate à fome; transição energética e desenvolvimento sustentável; e reforma das instituições de governança global.

Quanto às mudanças climáticas, o presidente brasileiro disse que é necessária vontade política e determinação dos governantes, além de recursos. E sobre a reforma das instituições, Lula voltou a cobrar a inclusão de novos países no Conselho de Segurança da ONU.

ALIANÇAS GLOBAIS E TRABALHO DIGNO

Lula prometeu a criação de duas alianças globais: combate à fome e à pobreza e mudança do clima. “Precisamos redobrar os esforços para alcançar com a meta de acabar com a fome no mundo até 2030. Caso contrário, estaremos diante do maior fracasso multilateral dos últimos anos”, disse.

A declaração final aponta o comprometimento com o trabalho digno e políticas de proteção social. “Aumentaremos os nossos esforços para a eliminação do trabalho infantil e do trabalho forçado ao longo das cadeias de valor globais”. E o compromisso de apoiar os trabalhadores migrantes e os refugiados.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Quer ganhar R$ 200 milhões? Você tem até às 17h para jogar na Lotofácil

Previous article

Em Itabuna, polícia apreende mais de 120 quilos de maconha

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *