DestaquesPolítica

Lula já articula com governadores eleitos para pacto federativo

0
No segundo turno, Lula se reuniu com vários governadores e senadores

Mesmo em descanso, o presidente eleito Lula (PT) já iniciou a articulação com os governadores eleitos, orientando o PT e aliados tem procurado gestores para compor um novo pacto federativo em 2023. O objetivo é buscar um início de mandato mais tranquilo para implementar as mudanças necessárias na reconstrução do Brasil.

De um lado, o núcleo duro da campanha — conduzido pela presidente do PT, Gleisi Hoffmannn — foca no governo de transição. De outro, interlocutores da aliança (dez legendas da chapa) buscam os nomes que vão governar os estados a partir de 1º de janeiro. Lula e o PT avaliam que é o primeiro passo para que o novo governo possa focar na articulação com o Congresso.

Entre os 27 governadores eleitos, apenas 10 compunham a chapa petista ou foram apoiados por Lula. Por isso, a aliança tem escalado lideranças locais para negociar com os eleitos nos estados, incluindo nomes do PL do presidente Jair Bolsonaro (PL), como Cláudio Castro, no Rio.

Esse novo pacto federativo foi defendido durante a campanha por Lula, que sempre criticou Jair Bolsonaro por não ouvir os governadores e não receber prefeitos. Articuladores que têm procurado os governadores usam o argumento da estabilidade institucional para tentar frear pautas golpistas por parte de bolsonaristas.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Justiça proíbe venda de iPhone sem carregador no Brasil

Previous article

Itabuna tem Pedalada Azul para combater o diabetes

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *